Você respeita os sinais de saciedade do seu filho? O que a livre demanda da amamentação tem a ver com isso?

Ontem postei na minha página do Facebook INTRODUÇÃO ALIMENTAR - SABORES DO BEM uma fotinho com 2 gomos de bergamota... Contei então o histórico daqueles gominhos... 



" Benjamin comeu uma bergamota depois da janta e deixou esses dois gomos no pratinho, me olhou e disse: - Tô satisfeito mãe!
Vou duvidar da sua capacidade de saber quando está saciado?! Poderia dizer para ele terminar com a bergamota! afinal são só dois gomos a mais... mas, é😶é assim que começamos sem querer passar por cima dos sinais fisiológicos que todos bebês e crianças tem desde o nascimento!
Pense bem... bebês nascem e mamam em LIVRE DEMANDA por 6 meses! Eles sabem quanto precisam mamar, e nós longe de saber o quanto eles mamaram. Nunca saberemos quantos mililitros (mL) em cada mamada.... mas acima de tudo confiamos 100% no nosso bebê!
Agora me conta: por que depois dos 6 meses o bebê "esqueceria" dos seus sinais internos de fome e saciedade???"

Vamos falar mais sobre isso? Assunto tão importante para o resto da vida desse bebê!

Como nutricionista posso afirmar que a maioria dos meus pacientes adultos procuram ajuda em busca de um emagrecimento saudável. Buscam uma "dieta" pronta, com porções exatas do que "podem e não podem" comer. E particularmente, a cada dia que passa acredito que essa seja a forma mais inadequada de buscar um controle do peso e saúde.  

Minha PRINCIPAL DICA É: escute seu corpo! Entre em contato com seu organismo a ponto de ir a cada dia identificando mais e mais os SINAIS DE FOME E SACIEDADE. Acredite, você saberá o quanto precisa comer para se saciar. OU seja, comer o suficiente para aquele momento. 

Quando BEBÊS, essas "informações" de fome e saciedade, que chamamos de AUTO-REGULAÇÃO,  são muito estabelecidas e os eles sabem EXATAMENTE a quantidade de energia que precisam ingerir. 

Pensando na LIVRE DEMANDA DA AMAMENTAÇÃO, isso somente se reforça. A orientação atual é deixar que o bebê mame o quanto e quando quiser, deixar que o bebê "largue" o peito em cada mamada quando se sentir saciado. Não se orienta mais "X" minutos em cada mama. Se confia plenamente no bebê e nas maravilhas do leite materno.



- Mas meu bebê não mama no peito, quer dizer que ele não tem esses sinais bem claros? 

Claro que seu bebê tem essa capacidade de AUTO-REGULAÇÃO também, a diferença é que nós "adultos" acabamos determinando uma quantidade de mL de fórmula infantil como sendo o "ideal", baseado em sua idade (meses) ou seu peso e muitas vezes queremos que eles tomem aquela quantidade toda sem nem mesmo observar os sinais que eles demonstram de fome e saciedade. 

Se pensarmos bem, essa informações estão no próprio rótulo da lata da fórmula, como se todos os bebês de "X" meses necessitam de "X" mL de leite. 

Se no seu caso, você oferece fórmula infantil, tente a cada dia observar os sinais que seu filho demonstra mostrando a você que ele está satisfeito com o leite ingerido. 

Não force terminar a mamadeira, somente para "VOCÊ" ter certeza que ele mamou suficiente. Esses sinais podem ser bem sutis, como largar a mamadeira, e "fechar" a boca, virar o rosto para o lado, até mesmo o choro, também pode ser um sinal de que não quer mais. 

BOM... quando iniciamos a INTRODUÇÃO ALIMENTAR, aos 6 meses de idade, é super importante mantermos esse "acordo" com o bebê. ELE DECIDE O QUANTO COMER!!! 



Por isso o método de introdução alimentar BABY-LED WEANING (BLW) me encanta tanto. Nesse método o bebê come sozinho desde sempre e não há interferências em relação a quantidade que o bebê decide comer. Oferecemos os alimentos nos tamanhos adequados para que o bebê consiga levar até a boca com suas próprias mãos, tamanhos e formatos de acordo com seu grau de desenvolvimento e etapa da Introdução Alimentar, e assim, aprendem a comer de forma autônoma. 

Escolhi esse método para seguir com meu filho Benjamin, e hoje tenho certeza que ele mantém o centro da auto-regulação intacto. Mas vou falar mais sobre esse método em outro post mais específico. 
Conhece o DESAFIO DOS 100 PRIMEIROS SABORES DO BEN? 

Mas se você acha o método do BLW não se enquadra em sua rotina, ou mesmo você não quer seguir (e isso não tem problema algum, pois não existe certo ou errado) e você quer seguir o método de introdução alimentar tradicional, por comidinha amassadinha, nossa queridinha papinha, onde o adulto ajuda o bebê  a comer com a colher, não esqueça de observa os sinais que ele demostra de fome e saciedade, e RESPEITE!! Não FORCE! Não DISTRAIA para comer mais!!!    

Quando com fome, bebês abrem a boca lindamente e vão em direção ao alimento! E quando satisfeitos, eles demonstram sinais como fechar a boca e virar o rostinho para o lado; começam a ficar agitados na cadeira;  choram; tentam "bater" na colher ou prato de alimento e muitas vezes tenta jogar longe. 
Lembra de mais algum??? Deixa aqui nos comentários se você observa no seu bebê algo que demonstre esses sinais! 





Um beijão, e até a próxima! 

Comentários

  1. Meu bebe faz "BRRR" com a língua entre os lábios para dizer que está satisfeito. Geralmente depois ele bebe água e quando termina começa a brincar com o copinho. Aprendemos com ele o momento de parar. Se foi pouco, mais tarde ele pede mais ou mesmo o peito, se não vai esperar até a próxima refeição criando a rotina tão necessária na vida deles.

    ResponderExcluir
  2. Em quais horários devemos oferecer comida? Por exemplo: às vezes a minha filha de 11 meses não quer comer a fruta do cafe da manhã. Ofereço um pouco mais tarde e as vezes ela não come também. Ela mama no peito ainda. Aí ela só vai almoçar. Fico tranquila porque ela mama ainda, mas devo oferecer o tempo todo?

    ResponderExcluir
  3. Meu bebê tem 18 meses e ainda tem muita dificuldade na alimentação. Ele só quer mamar no peito. Ofereço sempre alimentos saudáveis e diversificados no café, lanche, almoço e janta. Posso dizer que ele teve uma IA 20% participativa e 80% blw, e amamentei exclusivo até os 6 meses. Fico aflita e angustiada pq ele só quer brincar com a comida. Come 2 pedaços e depois joga tudo no chão. Tenho me sentido exausta pq ele mama o dia e a noite inteira.

    ResponderExcluir

  4. Clique em http://musicasinfantil.com/ e assista os melhores vídeos e musicas infantis para crianças e bebês

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas