10 dicas de opções saudáveis para passar no pão das crianças

 


Estou para conhecer uma criança que não gosta de comer um Pãozinho de Lanche da Tarde ou de Café da Manhã!

A maioria adora esse lanchinho, e eu como nutri acho ele uma ótima opção!

Porém devemos ter alguns cuidados quando vamos escolher o pão para comermos e oferecer a nossos pequenos.

Dê sempre preferência para os pães feitos em casa (que você sabe exatamente o que colocou na receita) ou pães Industrializados do Ben que sejam feitos com ingredientes saudáveis e sem gorduras e aditivos nada interessantes para nossa saúde.

Depois de escolher o pão... mais uma escolha: o que passar em cima?

Normalmente o que vem em mente são os industrializados como a MARGARINA, MAIONESE, PATÊS INDUSTRIALIZADOS, GELÉIAS PRONTAS, PEITO DE PERU, todos cheios de açúcar e aditivos químicos.

Mas como fugir desses alimentos? 

Vou deixar aqui algumas opções que considero adequadas para colocar no pão! Mas lembre se que muitas vezes podemos oferecer o pãozinho puro, sem nada em cima. Ainda mais se tratando de pães mais elaborados e ricos, como pão de Abóbora ou de Cenoura!

 

1 Manteiga sem Sal 

Se trata de uma gordura saturada, mas uma gordura que quando consumida com moderação não precisamos ter medo. Escolha sempre a Manteiga Sem sal e que nos ingredientes apenas conste creme de leite. Não pode ter nada mais, como aditivos ou conservantes.

2 Mel 

Somente para maiores de 2 anos, pois até essa idade o ideal é não oferecer alimentos ricos em açúcar (como geleias e doce de leite) ou com sabor muito adocicado como o mel para não "viciar" o paladar.

3 Pasta de Amendoim 

Se for oferecer para menores de 2 anos, optar por aquela pasta de amendoim que os ingredientes são somente AMENDOIM. Agora se a criança tiver mais que 2 anos, pode oferecer as que tem no mercado com açúcar mascavo ou açúcar de coco. Sempre em pouca quantidade!

4 Maionese de Inhame 

Feita em casa, super fácil e simples de fazer! Bater no mixer ou liquidificador o inhame cozido com azeite de oliva, temperinho verde e sal. Dura 5 dias na geladeira e fica uma delícia.

5 Geleia de frutas Sem açúcar 

Você pode comprar pronta, mas tenha o cuidado de ler sempre a lista de ingredientes e garantir que sã0 100% frutas. Sem açúcar e conservantes.  Lembre se também que o açúcar pode estar listado com outros nomes que acabam nos enganando como Xaropes de Glucose | Glicose.

6 Azeite de Oliva Extra Virgem 

Já experimentou colocar um fiozinho de azeite de oliva em cima do pãozinho torrado ainda quentinho? Exala um aroma incrível e fica algo super saboroso. Tenha cuidado para comprar um azeite de oliva de boa qualidade!

7 Guacamole (Abacate) 

Uma Pasta de Abacate que pode ser temperada de acordo com seu gosto pessoal. Pode levar alho, cebola, tomate, coentro, manjericão, limão e sal. Um prato típico mexicano que tem sido sucesso aqui no Brasil.

8 Queijo Minas Frescal | Ricota 

Queijos "brancos" e frescal são mais indicador por conter menos gorduras e menos quantidade de sódio na sua maioria. Pode colocar uma fatia fina e fazer um "sanduíche" ou então esfarelar e fazer um patêzinho de queijo.

9 Patê de Caseiro de Legumes 

Você pode usar um requeijão de boa qualidade (sem amidos) e bater com cenoura cozida ou beterraba cozida. Ficam uma delícia.

10 Banana 

Você pode simplesmente esmagar uma banana e colocar no pão! Simples, gostoso e super saudável!

 

Espero que curtam as opções!

Beijão, Nutri Fabíola

 

Comentários

Postagens mais visitadas