Disciplina positiva resumida em uma Frase e um Conceito

 

A disciplina positiva é encantadora, quanto mais vivemos ela e estudamos elas mais encantadora ela se torna.

Quando li a primeira vez o livro Disciplina Positiva da Jane Nelsen, o qual aconselho todos a ler, teve duas coisa que me marcaram bem no início, uma frase e um conceito.

A frase era...

De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior?

E o conceito era...

Firmeza e gentileza.

Para mim essa é a real diferença entre Disciplina Positiva e outras formas de educação.  Quando somos firmes e gentil ao mesmo tempo, isso mostra para as crianças que estamos ali, de fato, presente para ajudá-los a desenvolver suas plenitudes, ensinados a desenvolver características e habilidades de vidas

Ao longo da leitura do livro vamos vendo que a chave da Disciplina Positiva é a não punição, que desenvolve o respeito mútuo. Este é outro ponto importantíssimo, respeito mútuo.

Crianças são seres humanos em desenvolvimento.

Como sempre falo para todos...

Disciplina Positiva me mostrou que é possível educar com carinho, afeto, gentileza, firmeza, respeito e AMOR.

E as crianças criadas assim vão dar ao mundo exatamente isso que elas estão aprendendo e desenvolvendo.

Quer saber mais?

A disciplina positiva é Disciplina Positiva é uma abordagem que une filosofia de vida e ferramentas práticas para disciplinar as crianças.

A filosofia origina-se de teorias psicológicas humanistas de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, fundadas em princípios de dignidade e respeito mútuo.

As ferramentas práticas são usadas pelos pais e professores para ensinarem as crianças, efetivamente, habilidades de vida como, por exemplo: respeito, autonomia, autodisciplina, empatia e resolução de problemas.

Disciplina Positiva é baseada nos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros), e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para adultos, crianças e adolescentes.

Um Forte Abraço, Leo.

Quer Conhecer mais nosso Parceiro Leo? 

Sou Leonardo Sequeira, mas pode me chamar de Leo.  Sou psicólogo Infantil atuando com educação infantil em diversas escolas.

​Educador Parental Certificado em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. (USA), ​Consultor familiar pela Family Coaching (Portugal), ​​Tenho formação em Educação Emocional e Yoga Infantil.

​Tenho uma paixão enorme pelo universo das crianças e tudo que o envolve.

Facebook https://www.facebook.com/leo.sequeira.10

 

Comentários

Postagens mais visitadas