"Meu Filho Parou de Comer. E agora?!"


 Acontec


eu com você? Leia esse texto e vamos conversar mais sobre esse assunto "Meu Filho Não Come"

Antes de mais nada, é preciso entender o que é "não come" para você. As vezes pode ser um "não come quase nada", ou um "não come aquilo que ofereço", ou até mesmo um "não quer sentar à mesa para comer". Tenta descobrir aí, o que você quer dizer quando usa essa expressão "Meu Filho Não Come".

Acontece que muitas vezes o bebê quando chega perto de completar um ano ou até mesmo um pouco depois, perde um pouco o interesse pela comida e acaba comendo menos quantidade do que vinha comendo anteriormente. Quer saber por quê?

Primeiro por que o bebê começa a querer EXPLORAR também o mundo! Ele começa a ter mais habilidades para se movimentar dentro de casa, muitos começam ensaiar os primeiros passos, e isso faz com que com tanta coisa para mexer, o sentar a mesa para comer (ainda mais se for um comer passivamente) não tem graça nenhuma!

Segundo por que depois do primeiro ano de vida, reduz muito as necessidades de energia do bebê. Proporcional,  ele precisa comer menos do que antes! Pensa bem, até um ano de idade aproximadamente o bebê triplica o peso de nascimento (se nasceu com 3Kg, com 1 ano aproximadamente vai estar com 9Kg, mas isso não é uma regra fechada heim?!), se o bebê continuasse a ganhar esse peso proporcional, com 2 anos ele estaria com 18Kg. E isso seria um grande absurdo.

Agora, se seu bebê não Experimenta nenhum alimento novo, pode ser que ele esteja passando por uma fase que chamamos de NEOFOBIA ALIMENTAR, ou seja, medo do novo, medo de experimentar coisas novas e diferentes. Está aí a importância de no início da  alimentação, lá com 6 meses ainda, oferecer o máximo de alimentos novos e diferentes para o bebê experimentar e conhecer!

Se seu bebê está passando por essa fase de Neofobia, saiba que o Forçar a comer não é a melhor estratégia não. Esconder os alimentos nas preparações, muito menos! O segredo aqui está na paciência, na empatia e sim, na oferta dos alimentos de forma muito leve e estimulando a comer e experimentar, e não forçar! Sem recompensas heim?!

Bom, vamos resumir da seguinte forma, assim como Dr. Carlos Gonzales que tem um livro Maravilhoso escrito LINK de Venda Aqui diz "Não é que seu filho não come. e sim que ele não come aquilo ou a quantidade que você gostaria que ele comece, por que comer ele come alguma coisa". Vale a pena a leitura desse livro por todos!

Não se fixe naquela "regra" de que precisamos oferecer 10 a 15 vezes o mesmo alimento para um bebê dizer que gostou ou não. Simplesmente ofereça, dentro da alimentação da família, de diversas formas!

Também não fique "rotulando" seu filho para os outros, do tipo "Ele não gosta disso", ou "Nem precisa oferecer, por que ele não come", ou ainda "Ele não come nada nunca". Isso não ajuda em nada! Apenas ofereça!

Quer dicas de como estimular seu filho a comer melhor?

  1. Primeiro de tudo, SEJA VOCÊ O EXEMPLO! Difícil a criança querer comer algo que ninguém mais da sua família come!
  2. Oportunize. Ofereça alimentos variados, coloridos, de diversas preparações para que ele entre em contato, e experimente se sentir confortável para isso!
  3. Leve ele para cozinha, para ajudar no preparo dos alimentos. Seja lavar uma salada, ajudar a tirar as palhas do milho, mexer um bolo de banana ou até mesmo ligar no botão do liquidificador para você.
  4. Quem sabe um passeio na feira, ou no supermercado para que ele escolha uma fruta ou legumes diferente para experimentar em casa?

Acima de tudo, muita paciência e muita empatia!

Comentários

Postagens mais visitadas