O que observar antes de iniciar a Introdução Alimentar? 5 dicas importantes



Quando vai chegando perto de iniciar a Introdução Alimentar do nosso filhote bate uma ansiedade danada, não é mesmo? Além disso, uma "pressão" por parte dos familiares as vezes também nos deixa mais ansiosas. A vovó pergunta "Mas esse menino ainda não está comendo?" ou a tia comenta durante o almoço de família "Essa bebê já está querendo comer faz tempo, só uma provinha não vai fazer mal".

Vou deixar aqui 5 dicas importantes do que é preciso observar e saber antes de iniciar a oferta de alimentos para o bebê

  1. Esperar o bebê fazer 6 meses de idade : Eu sei que ainda muitos profissionais orientam começar antes a oferta de alimentos, mas as recomendações oficiais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA) é de esperar esse tempo para iniciar. Não há vantagens nenhuma em oferecer antes, ao contrário, há mais riscos, de alergias e engasgos!
  2. Observar os sinais que o bebê demonstra de "prontidão" e interesse ao comer. Um bebê que senta sozinho sem apoio, que tenta pegar os alimentos quando estamos comendo, que imita movimentos de mastigação começa a estar "pronto" para comer! Isso não necessariamente começa com 6 meses e 0 dias. Comer é um processo, e não um evento marcado.
  3. Seguir o "horário" do bebê, e não o horário do relógio! Nesse início não precisamos ter "hora marcada" para oferecer os alimentos. O bebê vai "comer/experimentar" por curiosidade. Então precisamos estar atentos para o momento que o bebê estiver ativo, presente e disposto a explorar os alimentos. Não faz mal se em um dia será as 10h da manhã, no outro as 15h da tarde... aos poucos a rotina vai tomando forma e vamos organizando os horários de comer, dormir, mamar! Mas no início precisamos "relaxar" no horários.
  4. Não esperar que o bebê coma por estar com fome! Aquela ideia de "pular uma mamada" para deixar o bebê com fome para comer mais é furada! O bebê ainda não sabe que a comida sólida também sacia sua fome, o que ele sabe é que quando ele está com fome ele precisa mamar. Então se deixar o bebê com fome, e não oferecer mama, ele vai ficar irritado e bravo e não vai estar disposto a explorar os alimentos.
  5. Observar se o bebê está "confortável" para comer. Por isso importante o bebê estar já sentado sozinho, confortavelmente, sem precisar de demasiada energia para manter esse equilibrio. Além disso, no cadeirão, importante que ele esteja em uma altura também apropriada, observe a bandeja em que altura fique. Ideal é ficar na "cintura" do bebê. Já se imaginou comendo em uma mesa alta com uma cadeira bem baixinha?

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos nas redes sociais.

Um beijão, Nutri Fabiola 

Se precisar de ajuda me chama no WhatsApp que te ajudo!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas