Pratinhos Decorados de Comida para Bebês

 


Já parou para pensar se super decorar um pratinho de comida para seu filho é mesmo uma estratégia interessante e ideal para fazer ele se interessar mais pela comida? 

Vejo que muitas famílias (e principalmente mães) acabam utilizando dessa estratégia para tentar estimular o seu filho a comer "mais" ou experimentar alimentos novos e diferentes. Quando fizemos uma busca pela internet percebemos que tem muitas opções e sugestões de como decorar, das mais simples até as mais complexas.

E será que essa estratégia é interessante a longo prazo para seu filho "gostar de comer"? 

Não estou falando que não podemos mais decorar e enfeitar a comida dos nossos filhos, afinal de contas, isso não deixa de ser um gesto de carinho e cuidado. Porém acho que precisamos ter o cuidado e entender realmente o que estamos buscando com essa estratégia. 

Sim, acho legal que de vez em quando o bebê ou a criança receba esse cuidado extra com sua alimentação, mas sempre com tranquilidade, de forma lúdica e divertida! Crianças precisam muito pouco para entrar no mundo da fantasia, uma simples banana enfeitada com aveia em flocos pode se tornar na imaginação uma banana com flocos de neve por cima! Cada mãe com sua habilidade, vai explorar esse mundo!

O que não acho legal é quando depositamos grandes expectativas no bebê ou criança para comer tudo ou experimentar os alimentos quando oferecemos um pratinho lindo e super decorado.  Muitas vezes isso não acontece, o bebê não está disposto a comer naquele momento e a mãe acaba frustrada com a experiência. E o bebê sente esse sentimento envolvido!

"Poxa, passei tanto tempo preparando e decorando e não tive sucesso, meu bebê não gostou da comida que eu fiz". 

Outra coisa que não é legal é quando a exceção de decorar um pratinho se torna uma obrigação. Quando a criança SÓ COME ou SÓ ACEITA os alimentos quando estão enfeitados!

E isso se torna muitas vezes um problema, pois nem todos os dias estamos dispostas a isso! Além de que, acredito muito que os bebês e crianças precisam entender que comer é algo natural! Que comemos por prazer e para matar a fome e NUNCA para agradar outra pessoa! 

Comemorar quando um bebê come não é algo interessante. Sei o quanto é instintivo o bater palmas e comemorar quando vemos um bebê comer pela primeira vez por exemplo, mas é importante agente entender o quanto isso pode ser prejudicial na formação do comportamento alimentar!  Ele aprende que comer pode deixar alguém muito feliz ou muito chateado!

Crianças precisam acima de tudo de COMIDA DE VERDADE, pode ser simples mas feita com muito amor!!! 

 

Comentários

Postagens mais visitadas