Quando oferecer ovo (clara +gema) para o bebê?

 

A oferta de alimentos além do leite materno (ou fórmula infantil), a chamada introdução alimentar, deve ser iniciada somente A PARTIR dos 6 meses de idade! Hoje já está descrito na literatura que não há vantagens alguma em iniciar com os alimentos sólidos antes desse marco dos 6 meses.

Assim que iniciamos essa oferta, que normalmente começa por frutinhas (mas que não precisa ser uma regra, podemos inciar com legumes por exemplo), começam as perguntas do que PODE e o que não PODE oferecer! 

O ovo de galinha é um dos alimentos campeões de dúvida!

Quando posso oferecer para meu bebê? Posso oferecer ele inteiro ou só a gema?  Ou só a clara? Precisa ser cozido? Posso oferecer ovo Molinho? 

Bom, a recomendação atual é de que podemos oferecer o OVO INTEIRO (gema e clara) a partir dos 6 meses de vida do bebê.

Oferecer o ovo nesse momento (antes de 1 ano de idade), comprovadamente, reduz as chances do desenvolvimento de alergias a este alimento.

Nesse momento o bebê está em plena "janela imunológica", ou seja, quando oferecemos os alimentos considerados mais "alergênicos" o organismo do bebê se sensibiliza e tem menos chance de desenvolver alergia a este alimento.

Certo! Mas não precisamos ter tanta pressa! Não precisa já oferecer o ovo nos primeiros dias da Introdução Alimentar. É tudo novidade para o bebê.

Então, espere a primeira, a segunda semana, para que o bebê "entenda" que o alimento começou a fazer parte da sua rotina (sinta o tempo do seu bebê) e em um momento oportuno, assim como os outros alimentos, ofereça o ovo também!

Como preparar? 

Sempre ovo muito bem cozido! Pode ser ovo cozido, omelete ou ovo mexido. Mas sempre bem cozido para evitar os riscos de contaminação que podem acontecer, como por exemplo a samonella, que está diretamente relacionada com o consumo de gema mole (crua).

E no BLW? 

Pode oferecer o ovo em formato de omelete (pode adicionar temperinho verde ou legumes) e cortar em tiras para o bebê conseguir pegar com a mão. OU em bolinhos de arroz e legumes, que facilita muito para que o bebê consiga levar o alimento sozinho até a boca.

 

E na Papinha? 

Amassa a gema e a clara com o garfo e adiciona na comidinha. Pode iniciar com 1/4 ovo até progredir para 1 ovo inteiro, conforme a aceitação do bebê.

Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato para que possa te explicar como funciona o meu trabalho de CONSULTORIA ON LINE de INTRODUÇÃO ALIMENTAR DE BEBÊS!!! 

Beijos, Nutri Fabíola



Comentários

Postagens mais visitadas