Será que Leite Materno causa Cárie Dentária???

 

Acho que muitas mães acabam pensando em um desmame noturno por causa dessa grande pergunta: Leite Materno causa cárie? Como vou dar mama no peito e meu filho vai dormir sem escovar os dentes?

Bom, uma coisa é preciso falar em primeiro momento... uma coisa é cárie de mamadeira (com leite artificial/fórmula/ e até mesmo cheio de "farinhas e engrossantes") outra bem diferente é o leite materno que sai direto do peito, esse "exclusivamente" não traz prejuízo nenhuma a saúde bucal! 

Agora, quando oferecemos mamadeira de leite artificial (ainda mais com algum tipo de farinha ou engrossante junto) precisamos SIM fazer essa higiene bucal antes do bebê dormir. Essa combinação é devastadora!

Mas, como sou Nutricionista Infantil e não Dentista, chamei a querida Bruna Otto, que é Odontopediatra e Consultora em Amamentação para falar um pouquinho sobre esse assunto que gera tantas polêmicas. 

Confere aí o que ela falou:

"A cárie é uma doença que tem muitas causas. A mais comum é falta de atenção na alimentação e higiene. Pode acontecer tanto em dente de leite quando permanente.

Nos dentes de leite, quando a cárie aparece, ela se espalha mais rápido. Além de ser mais difícil a escovação, temos um bebê que se alimenta (comida + leite) muitas vezes ao longo do dia.

Mas vamos ao que mais gera dúvida... leite materno causa cárie?

Não, o leite materno sozinho não causa cárie.

Porém, quando a criança se alimenta de algo com açúcar (e eu não digo apenas doces), o açúcar junto do leite já pode causar cárie!

Então, o vilão aqui não é o leite materno! Você não deve parar de amamentar ou escovar todas as vezes que a criança mama! Mas deve cuidar a alimentação da criança e organizar a escovação.

Usar a pasta com flúor também ajuda bastante a proteger nesse processo. Hoje lidamos com açúcar escondido em muitos alimentos e medicamentos, então o cuidado tem que ser redobrado.

Não sabe se precisa usar flúor desde o primeiro dente: Leia mais Aqui 

Procure um Odontopediatra atualizado e amigo da amamentação pra lhe orientar a melhor maneira de higienizar, frequência de escovação e qual escova e pasta usar. Ele também irá se atentar e alertar caso haja algo na sua dieta que possa estar gerando risco à cárie!

Quer conhecer mais sobre nossa parceira Bruna? 

Bruna Rufino Otto

CRO/RS 22273
Dentista e especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Focada no atendimento Materno-infantil
Consultora em Amamentação (realiza teste da linguinha)
Consultório em Porto Alegre e Gravataí - Clínica Sabre Odonto

(51) 993328113
@dentistabrunaotto
facebook.com/dentistabrunaotto

Comentários

Postagens mais visitadas